segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Tratado" sobre amizade...


Como o poeta, “eu poderia suportar, embora não sem dor, que perdesse todos os meus amores, mas enlouqueceria, se morressem todos os meus amigos”. Embora eu tenha descoberto que de repente um milhão de contatos tenha se tornado um grupo seleto e muito querido... Mas a vida passa é assim que acontece... De repente aquele “conta comigo” tem a sua real importância em determinadas fases da vida... Uma vez ouvi a minha mãe dizer que “nas alegrias escolhemos nossos amigos, e nas tristezas são eles que nos escolhem”... Agradeço a essa força maior, por mim chamada de Vida, por essas pessoas que me escolheram... Embora a vida doida, em que corremos contra e do tempo, como Alice e o Hook... E quando paramos um pouco para ver a banda passar, percebemos quanta coisa mudou.


No final do ano passado, uma amiga me deu uma idéia de escrever sobre os nossos amigos, e contar de cada um... Foi quando eu fundei o “Aventuras e Desventuras”, com a morte do meu pai, minha inspiração se esvaiu... deixei de lado como um sonho inacabado... Talvez fosse difícil reconhecer que parte dessa paixão pela amizade verdadeira tenha vindo dele... Herdei do meu velho, muitos amigos queridos e essa “coisa” de ser amigo... não falarei de todas as pessoas que considero pois ficaria dias e dias falando... mas de pessoas que fazem o meu dia-dia mais agitado e colorido...

E nesse dia, aproveitando “os embalos de férias-sábado a noite”, não podia deixar de falar dessas pérolas que eu descobri na minha vida... E mais uma vez agradeço! Desejo paciência a quem ler, pois para uma semana corrida, não terei tempo de postar, eis que será uma leitura um pouco extensa... E lá vamos nós!!

GENTE HUMILDE

Tem certos dias em que eu penso em minha gente... 04 xícaras de Como Nossos Pais do Belchior, 02 colheres de sopa de Meu caro amigo do Chico Buarque, 01 colher de chá de Wish you were here do Pink Floyd, 03 ovos de Help dos Beatles, e uma pitada de S.O.S. do Raul Seixas para terminar a bagunça, a loucura, a alegria, o carinho... de que é essa minha Gente Humilde!

“Nascidos no início da década de 50, incompreendidos, pois tinham pensamentos muitos à frente daqueles que os rodeavam, fundadores e apreciadores da cultura difundida nos anos 60, curtiram tanto os anos 70, sofreram muito com a repressão na época da Ditadura Militar, não agüentaram as mudanças dos anos 80, e partiram para lua com o seu moço do disco voador, num domingo, missa e praia céu de anil, com idéias de curtir as tantas estrelas por aí...

Mas no decorrer da viagem, ocorreu aquele tal de Big-Bang levando todos e tudo para lugares diferentes... Alguns até viraram estrelas, como Raulzito, e a nossa querida Elis... Outros pegaram carona com um molequinho que se dizia príncipe e estava fugindo de uma rosa furiosa, e voltaram para o Planeta Terra... Decidiram nascer ainda na década de 80, para dar conta de implantar a idéia de uma nova juventude e consciência...

Embora ainda muito jovens... eram telepaticamente ligados devido a força que os unia... Foram parar na mesma pequena cidade, na mesma escolinha, onde “meu lanchinho” era a música da época... Ali cresceram e escreveram suas histórias...

Cresceram ali naquele lugarzinho, fim de mundo, que as vezes parece Deus esquecer. Embora, muito pequeno, com pessoas de mente pequena, é ainda hoje, um lugarzinho muito amado... onde ainda pode-se andar sem medo de “perigo na esquina”... E quanto a idéia de que um dia de aqueles nos venceram é falsa... pois o sinal nunca está fechado para nós... porque ainda somos jovens!!

É impossível não falar sobre os tempos de escola, ali foi o grande palco de grandes acontecimentos... pois foram os tantos que quiseram, que esbravejaram, mas nunca conseguiram... pois preferíamos mesmo era participar dessa metamorfose do que ter as velhas opiniões formadas sobre tudo...”

Os apelidos, brincadeiras, as brigas e reconciliações, e os infinitos “eu te amo de amizade”, nos marcaram muito, nem mesmo a distância pôde desfazer uma amizade tão forte. Cada qual com seu jeito peculiar... com quem passo horas conversando e rindo seja lá sobre o que estivermos falando...

Gra, amiga poliglota, com suas manias de colocar apelidos, e fazer caretas desconcertantes quando estamos rindo, e de dizer eu te amo quando está “alegre”, e se não fosse por ela eu não teria decorado “Angie” ou “João e Maria”, eu sou a amiga Tanis que ela mais ama!

Flavinha com a aquela cara de gente arisca, para quem não a conhece, dona de um coração enorme, que deixa depoimentos amáveis quando se precisa dela, mas que vêm com a ordem para apagar, pois afinal ela tem aquela “pose”;

Naty, um coração sensível demais, amiga para todas as horas, da indecisão de uma roupa para sair, para atender ao telefone as 6h00 da manhã quando o meu pai se foi. Sair com ela é uma aventura... pode acontecer de tuuuuuudoo! Ela é a Klersu que a gente mais ama!

Sasá, meu herói favorito, um exemplo de perseverança e persistência, ele é para mim melhor que o Power Ranger Azul, apesar de ter comido meu cachorro quente na época da escola (não que eu não tenha perdoado hahaha);

Lineee! Mara é a palavra que a define. A gente se estranha, mas a gente se ama.

Nathália, amiga que abandonou o barco em 2001, para estudar com os metidinhos da outra escola (hahahahaha), extremamente pontual, (exceto o último sábado hahaha), eu A-D-O-R-O ouvi-la tocando “Como eu quero” do Kid Abelha!

Lui, amigo muito querido, futuro papai (e eu futura titiaaaa), a quem desejo boa sorte nas fraldinhas, devo-lhe as lembranças quando escuto algo do “Grande Encontro”.

, embora num planeta a parte, nunca responder e-mails, é alguém que causa saudade;

Pupilo, “filho” de Flavinha, por quem nos sentimos responsáveis nos “embalos de sábados a noite por aí”, a quem sempre atendo as duas da madrugada, sempre me perguntando onde eu estou;

LULUZINHAS

Ao fim dos tempos de escola, eu me senti como Maysa... “Meu mundo caiu...”. Até fazer novas amizades na faculdade... As Lulus, eu arrisco a dizer, que o surgimento se deu aqui em casa. Os meninos combinavam futebol e a gente o chá da tarde. E foram vários chás... Cachorro-quente... Bolo Prestígio e Brigadeiro!

Lulisa, a magrelinha mais amada do Brasil, vive um pouco na lua, mas faz parte da personalidade calma e “da paz” dela. Ela foi a fada madrinha no dia de “contos de fada” em que a Alice e a Dorothy resolveram tomar tequilas e hablar en español (haha a gente te ama).

, nossa eterna presidenta, perdida lá onde Judas perdeu as botas, mas eu morando aqui nessa cidade não posso falar nada, a não ser sentir saudade de Xuliene (por força do hábito, convivendo com a Viví).

Thaís, como ela mesmo diria, PUTA QUE PARIUU, gente boníííssima. De estupim curto, de coração enorme. Com ela não há meias verdades. Eu afirmo e confirmo, ela é a nossa miss.

Cínthia, ou diria, Srta. Dorothy, sem sapatinhos vermelhos, amiga para qualquer hora, desde o primeiro cartão de aniversário recebido na faculdade á cantorias en español no dia do meu último aniversário. Amiga é amiga e filha da puta é filha da puta, eu tomei 06 doses de tequila e ela também, eu passei mal e ela também. Dos contos de fadas à realidade cruaaaa!

Vivieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Há quem a gente chame de irmã, e há quem se auto-intitule membro da família. Ela que não tem um pingo de vergonha na cara conquistou a ferro e fogo um lugar na família. Vai ganhar um prêmio, por ouvir taaaaaaaaanto sobre príncipes, cross-fox, arcos, flechas e peixes-bruxa. Impossível escrever sobre ela sem chorar de saudade.

PARAQUEDISTAS

Big – (Ou Xin, ou Din-Don) É o meu ultra, mega, super, grande amigo. Uma pessoa muito mais que especial, meu Charlie favorito.

Di – mesmas histórias, ao mesmo tempo, mesmos pensamentos, quase que irmã gêmeas, só não nascidas no mesmo dia.

Luti – Morávamos na mesma cidade, e nunca nos vimos, a conheci numa festividade em uma cidade pequena próxima a nossa e daí não larguei mais. (hahahaha) “Isso não te pertence maaaais!” Adoro suas frases feitas, e quanto tenta me colocar pra cima.

Antonio – Um grande achado! Com ele tenho certeza de que verdadeiras amizades não se baseiam em cobranças, e sim em valores.

Dary – um escândalo de pessoa! Aaaaaahhh A-D-O-R-O!!! Cada risada é um flash!!

– It’s very cool to talk in english and spanish with her. Cinema é uma boa pedida também, nem que seja só para olhar a fila gigantesca e optar por comer um lanche.

Termino aqui ratificando que “enlouqueceria, se morressem todos os meus amigos”... um pouquinho, mas bem pouquinho dessas grandes pessoas que fazem parte da minha vida, da minha história... "Como é grande o meu amor por vocês!!!"


E é claro não poderia esquecer de agradecer aos queridos amigos blogueiros pelos comentários e recados... e o mais importante pelo apoio e carinho sincero expresso aqui...

FELIZ DIA DO AMIGO A TODOS VOCÊS!!

14 comentários:

Cínthia disse...

Nay,
Parece que tudo que eu pretendo escrever aqui fica pequeno perto do teu texto...
E já que menos é mais(ao menos em se tratando de moda é) vou optar pelo singelo:
Feliz dia do amigo!!!

Lulisa disse...

Amiga querida...obrigada por ser assim, nunca ninguém me descreveu tão bem, é por te conhecer tão bem, que eu sinto que sempre estarei lá na roda de tequilass pra cuidar das minhas amigas que eu tanto amo.
Estou com saudades dos nossos lulis e das nossas farras.
feliz dia pra genteeee
Bjos

Hélia Barbosa disse...

Que linda homenagem, querida...

Que vc esteja sempre acompanhada de um seleto mas verdadeiro grupo de amigos!!

Feliz dia do amigo!!

Beijão!!

Anônimo disse...

Boa noite,menina!
Aproveite cada momento com estas pérolas'(amigos)',pois pessoas assim,são preciosas!
***********************************
Fica com DEUS e té+!
Beijos!

Paulo Tamburro disse...

Que texto, absolutamente criativo!

Falar mais o quê?

Não quero estragar, nada, poranto só vou lhe paranenixar.

Um abração carioca.

Unknown disse...

Olha só...a morte é algo inexplicável e as vezes imperdoavel.
Há aqueles que se aproximam com: "Ele está descansando em paz".
Para que? Nenhum pêsames diante de tamanha dor é necessário, um abraço sincero e um "conta comigo" impactam muito mais do que qualquer pêsames.
Vou compartilhar algo que aprendi com a dor all by myself.

A dor da perda é intensa e aguda, perfura nossa alma como faca, porém a dor não eterna.
O tempo diminui a intensidade da dor mas nunca cicatriza a ferida, entretanto cicatrizes são sinônimos de lutas e guerras passadas, algo que devemos como guerreiros nos orgulhar.

Um abraço

Toninho Moura disse...

Honradíssimos por você seguir o "Dicas Sobre Nada"!
Toninho Moura
Capitão Ócio

Estamos te seguindo também...

Germano Viana Xavier disse...

Porque eu me considero um amigo teu, Flor, mesmo que longe assim. Mas a vontade é de um abraço apertado no coração. De todo jeito, você faz parte da minha vida, simplesmente pelo fato de que existimos e estamos juntos em palavras.

Meu cordial respeito e sincero carinho.

Continuemos...

Éverton Vidal Azevedo disse...

“nas alegrias escolhemos nossos amigos, e nas tristezas são eles que nos escolhem”... Sábia a sua mae.

E você citou um monte de músicas que ado aí.... "Como Nossos Pais" do Belchior (eu adoro e canto e toco qualquer uma dele =P). Meu caro amigo do Chico Buarque (adoro!). E "Wish you were here", "Help" e Raul. Nossa!

Gostei de sua homenagem aos amigos.
Também gostei daqui.
Bj!

Pollyanna disse...

Sabe quando dá pra sentir o cheirinho de amor e sinceridade no post? Senti daqui... de longe!
é incrivel ter amigos tao bons, e cada um com sua graça, e jeitinho especial...
Que voce continue tendo sempre esses amores na tua vida...

Mas sem dúvida, só pessoas especiais merecem isso!

Adriano Veríssimo disse...

Nossa que lindooo Morenaaa!

Uma puta homenagem aos seus amigos. Q gostoso!

E gosto muito daqui, puxa que saudadeee!

Prometo aparecer mais frequentemente.

Beijo enoooorme

= )

Germano Viana Xavier disse...

Depois me conta a história do livro do Pequeno Príncipe, vice!

Carinho de sábado, Flor.
Sigamos...

Priscilla Castro disse...

Uma bonita síntese sobre amigos!
gostei mto sobretudo da parte que diz que de um milhão de contatos restaram alguns poucos mais seletos!

é assim comigo e acho que com mta gente também...os verdadeiros sempre ficam!

ótima leitura o seu texto.
E mesmo não te conhcecendo e tão pouco seus amigos vi que todos tem amigos parecidos, suas caracteristicas marcantes, mas pra nós eles são úicos!

Auíri Au disse...

Amigo é coisa para se guardar de baixo do peito..
beijos querida...