sexta-feira, 30 de abril de 2010

Era uma vez um Belo Monte...

"Que não me entendam
pouco-se-me-dá.
Nada tenho a perder.
Jogo tudo na violência
que sempre me povoou,
o grito áspero e agudo e prolongado,
o grito que eu,
por falso respeito humano,
não dei."
- C. Lispector -

O Planejamento que consta no papel é realmente de arrepiar. E confesso que ao assistir ao vídeo do governo federal, por instantes me vi seduzida por um punhado de ações e ganhar rios de dinheiro à custa de uns peixinhos nos rios e das barrigas sedentas dos ribeirinhos... Ah! Como fiquei tentada a pegar um pedaço daquela pizza! Fim da Ironia! Fico aqui me perguntando o que nós estamos fazendo a este solo mãe!

O Times tem razão de negar a liderança de maior influência no mundo ao Lula. Hoje estou com vergonha de dizer que sou brasileira, com vergonha de dizer que sou animal pensante!

O que há por trás de Belo Monte? Ora uma perda muito grande para o Brasil se não aproveitar a oportunidade para causar mais um desastre ecológico! E sendo assim é muito fácil dar declarações contra Cameron e Sigourney, que lá estão nos EUA ganhando os seus milhões com Avatar... Realmente eles não conhecem a realidade brasileira... Mas há, senhora, muitos brasileiros que também não a conhecem, e se a conhecem, a prepotência e a cegueira econômica os cegam!

Aceitamos o fato de reduzir as emissões de poluentes, mas destruímos as nossas belezas naturais para enriquecer poucos... E se alguém me provar ao contrário que aquelas pessoas a serem tiradas de seu meio vão ser realmente indenizadas e terão uma vida melhor com a construção da “monstruosa”, amanhã eu pego um ônibus e me mudarei para o Pará e viver as custas das riquezas do governo!

Quanto aos tantos trabalhos que serão gerados para a comunidade, é uma questão indiscutível, mas... Por quanto tempo mesmo? E depois que essas pessoas ignorantes de si gastarem o dinheiro da indenização?

Eu posso até imaginar um cidadão frente aquela monstruosidade que ele ajudou a construir, mas não compartilhará de seu lucro, mas como consolo ele tem aquela casa que o governo construiu de quatro paredes, sem divisórias, onde ele vive com dez filhos espalhados pela casa... Nevermind, no próximo sábado a Geysi escolherá finalmente seu novo namorado, e a mal amada aqui sou eu.

E se o Brasil votou no Dourado ganhar no BBB... Eu me desfaço em desespero, o que será deste país, com os filhos que querem governá-lo... Eu moro longe, eu não vejo, eu não sinto, mas eu sei sim da realidade brasileira.

Foi há pouco tempo que descobri sobre Belo Monte, e há pouco tempo li a notícia da aprovação, bem como as concessionárias ganhadoras para a construção desta monstruosa... Parte de mim é desespero, porque andei adormecida como várias pessoas, e a outra metade é medo pelo que ainda não descobri... Para quem quer conhecer mais sobre este projeto que existe há mais de 20 anos, que está entre os que são da PAC, segue abaixo um vídeo, bem como pode ser encontrado em outros sites o vídeo institucional falando sobre as benfeitorias que o projeto pode vir fazer.


Um comentário:

Camilla K. Boyle disse...

Um texto deveras interessante, Nay. É simplesmente nojento a atitude que o governo brasileiro está tendo para com os índios que, estão no solo da nossa Pátria Amada há bem mais tempo que o os caras pálidas. Espero bem que o Greenpeace, com vídeos como esse, consiga conscientizar o maior número de pessoas para que não se volte a repetir o mesmo que os americanos fizeram com os índios que lá viviem e que hoje devem ser quase em menor número que os pandas na China.

Não dá para entender o governo Brasileiro... com tanta coisa mais importante para fazer num país de extremos, não haverá outras coisas mais importantes que essa barragem para completar a porcaria do PAC. O Brasil nao precisa de um aceleramento, precisa de tratar dos seus problemas com calma e inteligência, o que parece díficil com aquele bando de parasitas no Senado. Algum dia alguém terá de ir com «bom-ar» a Brasília para perfumar o senado, porque lá cheira a dinheiro sujo.

Tem alturas em que dá raiva ser brasileira, principalmente com essa história da Geisy Arruda que começou como vítima e daqui a pouco ainda vai virar actriz da Globo... give me a break.

Beijinhos e bom fina de semana