sábado, 12 de julho de 2008

Enquanto isso no morro dos ventos uivantes...


" - Não vejo razão para que não o saiba, já que você o sabe. E se você for a sua escolhida, ele será a mais infeliz criatura que jamais nasceu! No mesmo dia em que você se tornar a Sra. Linton, ele perderá amizade, amor e tudo! Já pensou como suportará você a separação e como suportará ele o ficar completamente abandonado no mundo? Porque, Srta. Cathy...

- Completamente abandonado! Separados, nós dois! - exclamou ela , em um tom indignado. - Quem nos separaria, pergunto-te eu? Quem o fizesse teria a mesma sorte de Milon de Crotona! Enquanto eu viva for, Helena, nenhum mortal conseguirá isso. Poderão todos os Linton da terra desaparecer, mas não consentirei em apartar-me de Heathcliff. Oh! Não é isso o que eu queria dizer... não é isso o que pretendo! Ele será para mim o que sempre tem sido. Edgar deve desembaraçar-se da antipatia por ele e tolerá-lo, pelo menos. Ele o fará quando souber de meus verdadeiros sentimentos para com Heathcliff. Nelly, eu vejo agora tu me julgas uma miserável egoísta, mas nunca te passou pela cabeça que, se Heathcliff e eu nos casarmos, seremos mendigos? Enquanto que, se me casar com Linton, posso ajudar Heathcliff a erguer-se, colocando-o fora do jugo de meu irmão.

- Com dinheiro de seu marido, Srta. Cathy? Você não o encontrará tão manejável como calcula. Muito embora não caiba a mim ser juiz no caso, penso que esse é o pior dos motivos que você deu para explicar seu consentimento em casar-se com o jovem Linton.

- Não é - retrucou ela - é o melhor! Os outros eram a satisfação de meus caprichos e dos de Edgar também. Este outro diz respeito a uma pessoa que reúne em si tudo quanto eu sinto por Edgar e por mim mesma. Não posso exprimi-lo, mas decerto tu tens, como toda a gente, uma vaga idéia de que há, de que deve haver fora de nós uma que é ainda nossa. De que serveria ter eu vindo ao mundo se me confinasse no que aqui está? Minhas grandes infelicidades neste mundo têm sido as infelicidades de Heathcliff. Aguardei-as e senti-as todas desde sua origem. É ele a minha grande razão de viver. Se tudo perecesse, mas Ele ficasse, eu continuaria a existir. E, se tudo permanecesse e ele fosse aniquilado, o mundo inteiro se tornaria para mim uma coisa totalmente estranha. Eu não seria mais parte desse mundo. Meu amor por Linton é como a folhagem dos bosques: o tempo o transformará, estou bem certa, como o inverno muda as árvores. Meu amor por Heathcliff assemelha-se aos rochedos imotos que jazem por baixo do solo: fonte de alegria pouco aparente mas necessária. Nelly, eu sou Heathcliff. Ele está sempre, sempre, em meu pensamento. Não como um prazer, visto como nem sempre sou um prazer para mim mesma, mas com meu próprio ser. Por isso não fales novamente de nossa separação. É impraticável, e..."*

Bem, não tenho nada a dizer sobre estes dias.... tudo em mim tem sido muito confuso... é um turbilhão de sentimentos... Não sei de quem tenho saudade... não sei do que tenho raiva... não sei por quem sinto amor... pode até parecer bobagem... mas toda essa confusão de sentimentos tem me deixado angustiada... é como se eu me preparasse para apresentar uma personagem todos os dias... não sou feliz... e não entendo o porquê... não adianta eu tentar me agarrar em pequenas fugas... em algo do passado... já passou... no entanto penso como o presente me entedia... e como o futuro me amedronta... é como se eu estivesse o tempo todo com a mão estendida no escuro esperando que alguém me guie... e qualquer um ou qualquer coisa que me leve pelo menos um instante que seja para longe da minha realidade já basta para eu sentir alegria... mas alegrias efêmeras... No fundo eu sei o que quero... mas será que sei? Seria eu a "Hard luck Woman"?

* - O Morro dos Ventos Uivantes - Para quem gosta de romances como esses... é um dos meus favoritos...

2 comentários:

Lily disse...

talvez vc esteja precisando de uns dias de paz, pra tentar pôr a cabeça no lugar, hein! ;)

bjsss

O Profeta disse...

E este Sol impõe a claridade
Pôs no celeste a Lua a bocejar
Perdi a conta das estrelas no céu
Ergui-me em bicos para as contar


Voa comigo sobre as emoções

Boa semana


Mágico beijo