sexta-feira, 14 de março de 2008

14 de Março - Dia da Poesia -



Um pouco sobre a Musa Infeliz do Poeta...




A “noiva do poeta” seria a maior lenda do São João de Deus. Leonídia Fraga enlouquecera por não suportar a morte de Castro Alves, seu grande amor. Aprisionada em paixão avassaladora, acabou internada no hospício, construído no mesmo terreno do casarão em que O Poeta da Liberdade vivera com a família, décadas antes. Maltrapilha, carregava uma pequena caixa com conteúdo que supostamente seriam preciosas dedicatórias amorosas. Mesmo depois de morrer, presa a “casa dos loucos”, Leonídia continuaria a atormentar os internos, perambulando pelo asilo, repetindo ser “a noiva do poeta”.
O poeta voltou à casa da infância por orientação médica, em 1870, quando lhe restavam alguns meses mais de vida. Tempo suficiente, porém, para uma convivência mais demorada com Leonídia, que se permitiu alimentar uma grande paixão. "Mas não acredito que esse amor tenha sido algo mais que platônico", conta Myriam, que iniciou a pesquisa há dez anos, quando apresentou uma conferência na Academia de Letras da Bahia. "O que primeiro me chamou a atenção foi a coincidência dos nossos sobrenomes. Depois, fiquei intrigada com um romance que os biógrafos de Castro Alves só mencionam de forma ligeira."
A presença da mulher, entretanto, deixou marcas profundas. O poeta havia recém-terminado seu romance com a atriz portuguesa Eugênia Câmara e o carinho de Leonídia foi reconfortante. "Creio que o mais provável é que o poeta tenha alimentado com atenções e poemas a devoção da mulher", comenta Myriam, que localizou na obra de Castro Alves versos inspirados na amiga.
Como em Anjos da Meia-Noite - 7ª Sombra: "Certo... serias tu, donzela casta,/ Quem me tomasse em meio do Calvário/ A cruz da angústia, que o meu ser arrasta!..." Há fortes referências também em O Hóspede e Fé, Esperança e Caridade, sugestivo título que retratava uma situação. E, segundo o escritor e estudioso Afrânio Peixoto, o poeta dedicou-lhe ainda Os Perfumes. (...)

Nenhum comentário: