sábado, 6 de dezembro de 2008

Então é natal....

Bom, nesta época do ano é normal vermos o cenário normal do dia-dia mudar, são bolas e laços vermelhos espalhados por todos os lados, músicas pela rua, a escolha do presente para a pessoa querida... mas o que chama a minha atenção nesta época é a solidariedade e a busca pelo perdão nesta época especial.

Há muito tempo, penso nisso, não é de agora. O natal, durante muito tempo, para mim não passa de uma festa puramente consumista. Claro que pensando pelo lado bom, pelo menos as pessoas pensam um pouco mais no próximo nesta época do ano, mas porque só nesta época ? Esta foi a indagação que me fiz por muito tempo, e até hoje. No mais, acredito que sentimentos como esse deveriam ser exercidos por nós durante o ano inteiro.

Diante, desses pensamentos que sempre tive, e algumas coisas que aconteceram nos natais da minha vida, excetos os da minha infância, os quais me dão muita saudade, eu fiquei um tempo brigada com o bom velhinho. Talvez seja a vontade de que ele realmente exista. E foi num dia desses, em casa, ficando louca com a monografia, que lembrei desses pensamentos assistindo o Grinch... e tudo veio a tona...

Para vocês: pensamentos de uma adolescente, recém acadêmica, a Morena-Flor no ano de 2004.


-NOTÍCIA DE HOJE: MATARAM O PAPAI NOEL!! - era o que ecoava da televisão na casa de Clarisse - E quem o matou ? O desespero! O egoísmo! O orgulho! Morreu na cidade de Esperança o Sr. José da Silva, que estava trabalhando como Papai Noel na Loja Estrela Electrodomésticos Ltda., o assassino é Rafael de Souza, que por uma dívida antiga resolveu executa-lo.... mas não nos preocupemos, o natal não acabará, pois muitas lojas estarão abertas até a meia-noite, na véspera de Natal, o presente é que importa!!!
Clarisse tinha 5 anos, quando ouviu essa notícia na TV, recebeu da forma mais trágica de que Papai Noel, não viria aquela noite. Seus pais lhe disseram que o bom velhinho nunca existiu, que tudo não passa de "contos de fadas". No entanto, não se preocuparam em contar tudo isso a criança, e que tal verdade poderia traumatizar a menina.

Pois a pequena bonequinha, que o falso Papai Noel havia deixado no Natal anterior não importava mais e a menina Clarisse deixou de brincar... a vida para ela agora teria de ser real, ela tinha de deixar de ser criança, pois afinal ela já ia fazer 6 anos...

Não é nada difícil deixar o que damos valor para trás, é apenas virar as costas e ir embora... partir... a vida é assim... todos são assim...

A menina Clarisse cresceu... tornou-se uma garota esquisita, quieta, fechada, triste... afinal Papai Noel nunca existiu... e o menino Jesus será mesmo que nasceu em 25 de dezembro ? O que é na verdade o Natal... senão mera festinha consumista, e aqueles que se odeiam o ano inteiro, se abraçam e se perdoam... O perdão tem de vir, mas só naquele dia ? somente por dois dias ? e Clarisse pensava em tudo isso... pensava... pensava... e isso tudo a inquietava...
Tinham tirado dela a única alegria que ela queria sentir... "Papai Noel, nunca mais virá, Papai ?" "Mas, minha filha, ele nunca veio"...


O Natal, agora, não passaria de mais um dia... um dia qualquer, não era necessário roupa nova, sapatos novos, nada disso.

"Que seja feliz quem souber o que é o bem" - uma música tocava enquanto Clarisse chorava - são tantos os que sabem o que é o bem e porque tantos sofrem... "Então é natal, e o que você fez" - Melhor seria pensar o que você não fez não é ? Atirou bombas num outro país, matou milhares de pessoas, estrupou sua sobrinha, matou sua filha agrediu sua irmã, feriu o sentimento de alguém ? É Natal! Nada disso importa....

O que importa é que a loja da esquina está em promoção, portanto, compre o presente mais caro pensando ser o mais barato... para dar a seu filho dizendo que foi o Papai Noel... E não se esqueça de dizer quando ele completar 5 anos de idade que o bom velhinho não existe, e que a Xuxa não é um duende, e que a verdade é uma mentira, que a loucura é a salvação, que o medo é a ajuda, que a obsessão é bem vinda! E que também se deve punir aqueles que vão contra as regras do "castigoso Deus" e às regras dos cruéis homens... e que o amor não existe, que nesse mundo alegrias têm fim... que as pessoas mentem, que os poetas fingem...

Diga sim! Tudo isso... Assim, quem sabe as pessoas por esse mundo aí fora, não teriam tantas desilusões... e pessoas não morreriam buscando o seu EU! Não enlouqueceriam implorando o amor de alguém inatingível... não abandonariam casas dizendo que iriam comprar cigarros na esquina... não se afastariam...

Clarisse não pensou mais! Decidiu se adequar, entrou na fila e no passo contínuo que esta andava... passo conformado... devagar e sempre... Todos estão lá! E ela se sentiu "feliz", afinal, ela já tinha um filho e ainda tinha de comprar o brinquedo de última geração que ele queria... Papai Noel não importava para ele...

PS.: Eu estou tentando fazer as pazes com o Bom Velhinho... Um abraço a todos...

5 comentários:

Anônimo disse...

Éu não gosto da época do Natal, me é a época mais falsa do mundo, onde o interesse mor é comprar, ganhar... Mas eu não tenho atritos com o papai noel, até acho que essa é a parte boa da história! E quando eu tiver filhos, enquanto eu puder, vou fazê-los acreditar nele! Isso não implica em dar os presentes mais caros, mais tecnológicos, mas fazê-los acreditar nesse conto...

Xerus
=***

Camilla K. Boyle disse...

Eu vejo o Natal mais como uma forma de reunir a família do que propriamente de consumir... até porque calha no final do ano e nessa altura as economias já são poucas, se é que algumas =)

Beijinhos

ps: gostei do texto

Candy disse...

Eu nao gosto do Natal e Ano novo, é só uma época como outra qualque...
mas enfim, oq aconteceu pra vc nao se dar bem com o velho Noel??

*meus sinceros parabéns pelo TCC, viiiiu?
fico mto feliz mesmo!
parabéns!

beijoooo

nay disse...

Ah, Candy! como já dizia Lispector, "a gente escreve como quem ama"... talvez eu tenha tido a notícia de que papai noel nao existia muito cedo..
e entre outros natais difíceis, com problemas de saúde, sempre nesta época do ano... o brilho do natal perdeu o sentido para mim...
até mesmo a união da família...
por isso talvez a birra... mas como eu disse estou tentando fazer as pazes... já que acreditoe estar numa nova fase da minha vida...

Ah! Obrigada, mesmo pelo carinho, mesmo no mundo virtual, tenho recebido apoios lisonjeiros...
beijos

Iana disse...

"Sou filha da primavera,
quero a chuva pra florir
tenho tanto pra dizer,
não dá mais pra só sentir."

Depois de muitos dias.. longos dias... :( voltei... só não garanto se será por muito tempo...

bem, estou voltando com o mesmo carinho, amizade, alegria, parceria, óptimismo.

tenho passando uns dias nada bons "saúde" abalou e me deu uma grande volta não esperada... mas.. o importante é que o meu amor pelos meus amigos(as) que amo demais, ainda continua.

Quero agradecer a todos aqueles amigos(as) pelo carinho, preocupação e atenção com meu cantinho "nosso jardim" e comigo, minha pessoa.. eu simplesmente estou grata...

Depois de duas semanas e tal, abri meu e-mail e vi o carinho seu e dos demais amigos(as) deixando lá no jardim... Obrigada!

Beijos mil de coração
agradeço a ti e a todos...
E que Deus esteja sempre a iluminar-te e a abençoar-te dia após dia...

Sua, doce e simples rosa amiga sempre
Iana!!!